Não, o título não faz menção a algum jogo novo da série,muito menos um filme, simplesmente, diz respeito às mudanças que ocorreram na franquia durante essa década. Mudanças nada sutis, que afetaram a maneira de ser e de se contar uma história de Resident Evil e todas as mudanças apoiadas num único argumento: “A renovação da série” (nihza, conta outra vai Capcom...)
Nunca foi segredo que jogos são feitos por dinheiro. Mesmo na época dos 16 bits, a dedicação e empenho de toda uma equipe envolvida na produção de um jogo tinham como motivo o cheque no fim do mês. Eles gostavam sim de fazer jogos, mas não era a motivação principal. Resident entra nessa história na época dos 32 bits, com o surgimento da Sony no mercado de games. Se você ia em locadoras de videogame de 96 até 2002,sabe que o survivor horror preferido da maioria era Resident Evil. Nessa época de resident “arte”,resident “moleque”, os sustos eram freqüentes e a agonia de ter que girar o personagem,mirar e atirar sem a menor noção de profundidade(a câmera não permitia!), era absurda.Tenso como deve ser. Difícil jogabilidade pra te deixar o mais nervoso e alerta possível. Mas isso se enfraqueceu em 2005 com Resident Evil 4.
Eis que chegamos no divisor de águas, Resident 4. De cara, os zumbis não são mais os mesmos... eles correm e não são bolos de carne como antes... até porque, não existe mais vírus,agora um parasita muda o comportamento do hospedeiro. A câmera mudou para ”over the sholder” tornando o que antes era terror/ação para ação/terror. O título mantém os puzzles, a exploração e o “gore” mantendo também sua identidade de Resident Evil, mas a mudança do estilo de câmera e o foco na ação o tornam menos Resident do que nunca. Não que isso o torne um mau jogo, apenas um não tão bom survivor horror. A minha solução para o problema era equilibrar o foco na ação mantendo por completo a identidade do game. Se você viu o gameplay do cancelado resident 3.5 sabe do que estou falando...
O fato é: a mudança deu certo, por isso o termo evolução no título. Resident 5 se tornou um shooter de terceira pessoa com elementos de Resident Evil. Em parte acredito que muitos fãs da série gostaram da mudança iniciada no 4, já outros fãs, penso que gostaram porque É Resident Evil .E quem gosta de ação foi fisgado pelo novo jeito de ser do jogo. Esse é o ponto. Maximizar os lucros. Se você que é fã e não gostou da mudança, só posso lamentar, pois fórmulas de sucesso são reaproveitadas a exaustão. A mudança de gênero consolidada no 5 desagradou muitos, mas isso não faz diferença. Fidelidade não significa lucro no mercado de games, conseqüentemente não significa nada.
O fator “horror” vai se perdendo e a concorrência, em contrapartida,(Dead Space 2) vem com força total, será que Resident sobrevive a esse horror? Quem sabe ele não eleva a barra de qualidade de um provável Resident 6? Mas isso sou eu quem acha... Se você gostou de todas as mudanças, e/ou continua se assustando com Resident como a dez anos atrás, meus parabéns, você é peça rara.
ip san



Nenhum comentário:
Postar um comentário